segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Projeto para ser desenvolvido em sala de aula


Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Tema: Literatura brasileira:
História de cordel.

Autoras:
Rozânia de Jesus e José Maria

Modalidade/ Nível de Ensino:
Ensino Fundamental 5º ano

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Tema: História cordel: narrativa por meio de imagens – livros feito por alunos, traços indicadores de movimento,
_Figuras de cordel
_Discurso direto e indireto
_Estrutura e elementos da narrativa

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
_Democratizar o uso dos recursos tecnológicos na disciplina de Língua Portuguesa perseguindo um ensino aprendizagem de leitura e escrita de forma dinâmica e lúdica com o auxílio de Histórias de cordel.
- Despertar o gosto pela literatura brasileira
_Despertar o gosto pela leitura e escrita através dos cordeis com o suporte de recursos audiovisuais e estratégias de leituras diversificadas;
- Utilização do laboratório de informática.
_Utilizar os recursos do editor de imagem (paint) para criação dos desenhos (montagem de gibi virtual).

Duração das atividades
05 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Colocar os alunos em círculo, entregar uma pergunta a cada participante sobre a História e a estrutura do cordel brasileiro. Os jogadores deverão procurar a resposta em algum lugar estratégico da sala. Na seqüência, um líder dá continuidade ao jogo fazendo sua pergunta ao participante mais próximo que deverá respondê-la e fazer outra pergunta ao participante seguinte e assim seguir até que todos participem. Caso alguém não saiba a resposta o jogador que fez a pergunta apresenta a plaquetinha com a resposta correta para que a turma tome conhecimento. O objetivo é sondar o que os alunos já conhecem e oportunizar a familiaridade com a literatura de cordel.

Estratégias e recursos da aula
• Levar os alunos ao laboratório de informática e solicitar uma pesquisa e curiosidades sobre os autores da literatura de cordel. Retornar a sala de aula e apresentar o vídeo (Parte 01 Especial Literatura de Cordel Globo Rural) que se encontra no endereço http://www.youtube.com/watch?v=intyRe9Gyiw  • A professora confeccionará várias curiosidades sobre os personagens do cordel. Ao som da musica do cordel que se encontra no endereço.
http://www.youtube.com/watch?v=6OYZnVrBvhU
cada aluno sorteará uma curiosidade das personagens: do cordel brasileiro. Na sequência deverá ler a curiosidade recebida e afixá-la no painel que já estará ilustrado com esses personagens do cordel. (dividir os grupos considerando as curiosidades de cada personagem.
• Leitura da sequência de vários poemas e rimas de cordel pelos grupos.
• Mergulho na história: Montagem de esquema, pelos grupos, apresentando os momentos e elementos dos poemas e rimas estudados.
▪Entregar os livros de forma organizada . Cada grupo deverá organizar o final numa sequência lógica e ainda produzir as legendas dos livros
• Retornar ao laboratório de informática e ainda disponibilizar revistas e jornais aos alunos. Propor que pesquisem sites e vídeos que abordem sobre a temática em estudo, a literatura de cordel.
• Produto final _ Elaboração de um gibi: Cada grupo com base nas pesquisas realizadas e leitura dos textos deverá desenhar imagens no Paint ou se preferir colar nesse programa imagens copiadas de algum site da internet. Na criação do cenário os alunos deverão pesquisar na internet as imagens que indicarão o tempo e o espaço da história de cordel e usar o software de apresentação Power Point para montar cada quadro. Produzir a capa da História de cordelvirtual em Power Point utilizando o WordArt. Nesse momento os alunos deverão usar a criatividade e acrescentar pano de fundo, ilustrações e ainda animações, se preferir. Na seleção das personagens criadas no Paint, cada grupo irá selecionar, editar e copiar no Power Point. No momento da escrita das legendas utilizar as caixinhas de texto que se localizam na barra de ferramentas (desenho). Na criação dos balões sugerir os recursos autoformas (barra de desenhos) ou se preferir criar novos formatos de balões, desenhar no Paint, copiar e colar no Power Point.
▪Revisão e reescrita da literatura de cordel.

Recursos Complementares
- Histórias da literatura brasileira de cordel;- Computadores com acesso a internet;- Data show- Jornais e revistas.- Programa de criação de desenho digital ( Paint), programa de apresentação (Power Point)

Avaliação
A Avaliação será realizada durante todo o processo de produção do trabalho com as Histórias de cordel:
_Atuação dos alunos nas pesquisas e atividades de leitura propostas;_Participação e Interação nas produções textuais realizadas;_Desenvoltura na utilização dos recursos linguisticos e tecnológicos e temática solicitada na produção da literatura de cordel.

Referências bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário